Francês transforma filmes e séries recentes em VHS

Quem viveu nos anos 90 e na primeira metade dos anos 2000 certamente deve se lembrar bem das fitas de VHS. Eu quando ia na locadora, aquela mesma onde aluguei pela primeira vez O Rei Leão, ficava admirando aquelas caixas e suas capas. Algumas, como a de Jurassic Park por exemplo, eram tão lindas que dava vontade de te-las numa coleção. Mas eu era pobre (ainda sou) e tinha de me contentar apenas em aluga-las. Quando penso em VHS me vem logo uma nostalgia. Quem não se lembra das fitas verdes da Disney? Ou de ter de rebobinar os filmes após assisti-los? Se devolvesse o filme sem rebobinar pagava multa de R$0,50 (o que não é nada hoje em dia, mas na época já era o meu biscoito Treloso). Não tenho certeza sobre qual o foi o último VHS que aluguei, creio que foi O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, mas o último que assisti foi na escola ainda, lá pelo final do Ensino Médio, quando o professor de Matemática/Física decidiu passar o filme Juventude Transviada para assistirmos. O que tinha haver com as disciplinas? Nada. Mas é um excelente filme e que figura até hoje na minha listinha de favoritos. Fiz todo este arrudeio porque sou muito nostálgico as vezes. Mas há quem seja mais nostálgico ainda. Muito mais, na verdade. Pois um camarada lá da França decidiu adaptar para o formato de VHS filmes e seriados de sucesso recente para a mídia. Filmes como Gravidade, O Grande Hotel Budapeste e Guardiões da Galáxia e séries como Game of Thrones, Breaking Bad e Dexter ganharam suas versões e admito que ficaram muito boas mesmo. O resultado você confere nas imagens feitas por Julie Carbonnel e que estão logo abaixo.





Mas se engana quem pensa que se trata apenas de capas. Os filmes e séries foram realmente gravados em fita para serem assistidos em uma tv de tubo conectada a um reprodutor de VHS Continental Edison.



O autor deste projeto é um entusiasta saudosista anônimo chamado apenas de Stan. Em sua entrevista para o site Golem13, Stan diz que:

"Queria voltar aos fundamentos da sétima arte: grandes histórias, ação e sonhos em 120 ou 240 minutos. Eu amo tomar o tempo para voltar a k7. Aproveite o tempo, isso é, é isso. Pare de correr e levar tempo. "

Tudo teve inicio quando Stan viu ao filme Rebobine, por favor de Michel Gondry, onde uma dupla de amigos, um deles funcionário de uma videolocadora, acidentalmente apagam todos os filmes do acervo e decidem refilmar todos por conta própria para substitui-los. Aí bateu aquela saudade. Nas palavras de Stan:

"Este filme me lembrou de por que eu amava o cinema: o aspecto tradicional, o som da fita que rebobina..."

A ideia é interessante e, assim como saudosistas do vinil, o VHS tem encontrado seus adeptos. E vocês, o que acham do projeto? Será que essa ideia pega por aqui?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista #04: Fomos enganados pelo trailer!

Lista #06: Tesourinhos de Locadora

Demolidor - Série do herói cego da Marvel produzida pela Netflix confirma segunda temporada