Lista #04: Fomos enganados pelo trailer!

Sabe quando você vai ao cinema e fica aguardando os trailers que vão passar antes do filme que você vai ver? Se você chega cedo as sessões que vai então você sabe do que tô falando. Pois bem, esses trailers estão lá por um único motivo, nos vender as próximas sessões que nós, talvez,  venhamos a ver. Não sei vocês, mas eu adoro trailers.  Claro que tem uns que tentamos evitar pra não receber spoilers. É horrível quando isso acontece, tipo você quer saber ou não do que se trata o filme e o trailer entrega todo o plot. Claro que isso pode não acontecer mais com tanta frequência hoje em dia, mas sempre há casos assim. Mas isso é assunto para um outro dia. Hoje vou listar cinco trailers que nos venderam um filme de um jeito e tivemos a surpresa grata ou ingrata de não ser bem o que nos venderam.  Sim, pois a casos em que isso foi bom e outros que... bem, era melhor não termos visto. Confira abaixo a nossa nova lista.

05. X-Men: Primeira Classe - Pois é, quando foi anunciado o filme estrelando os jovens Charles Xavier e Erik Lensher e mostrando a origem dos X-Men eu pensei "lá vem bomba". Quando vi o primeiro trailer, poster e o material de divulgação do filme eu fiquei me perguntando o por quê de diabos a Fox tava fazendo aquele filme. As duas adaptações anteriores foram bem ruins (X-Men: O Confronto Final e X-Men Origens: Wolverine) e aquela tava parecendo mais uma adaptação medíocre dos heróis mutantes da Marvel. Tirando Xavier, Erik (Magneto), Mística e Fera  o longa não tinha grandes nomes mutantes conhecidos do publico. Tinha Banshee e Emma Frost mas quem não era leitor das HQs se quer sabia quem eram e a segunda, muita gente não tinha percebido, era a versão mais velha da jovem cunhada do Wolverine no seu intragável filme solo. Ou seja, não tinha respeito a cronologia criada anteriormente. Primeira Classe não era apenas um prequel mas um reboot da franquia e estava fadado ao fracasso.  Não tinha como dar certo. O marketing do filme foi horrível! Apesar da falta de confiança eu fui ver o filme no cinema. Resultado? Filme foda! Muitos até o consideram o melhor de toda a franquia X, diferente de mim que ainda acho X2 o melhor. O filme renovou a franquia, foi sucesso de crítica e sua continuação é a maior bilheteria da franquia e um terceiro filme já está em pré-produção, o vindouro X-Men: Apocalypse.



04. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge - Até hoje eu acho que o Batman do Michael Keaton foi melhor que o do Bale. Infelizmente a franquia Batman nos anos 90 sofreu com os dois filmes pós-Keaton, Batman Forever e Batman & Robin (sendo que este último com seus bat-mamilos e bat-cartões de crédito matou a franquia no cinema). Eis que em 2005 veio Batman Begins, um recomeço digno para o herói, e em 2008 veio The Dark Knight, lançado no Brasil com o título de Batman - O Cavaleiro das Trevas, que é considerado por muitos o melhor filme já feito baseado em uma HQ de super-herói e uma das melhores continuações do cinema. Eis que fechando a Trilogia do Cavaleiro das Trevas veio em 2012 o tão aguardado Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Admito que quando vi o final de TDK eu disse que venha A Queda do Morcego e apesar do título "Rises" o longa foi claramente inspirado em A Queda com direito a Bane como a nemesis do Morcego. E quando veio o trailer cérebros explodiram. Que trailer! Christopher Nolan, diretor dos dois longas anteriores, prometia encerrar a sua trilogia de maneira épica. E quando fomos ao cinema vimos quase três horas de um roteiro cheio de furos, um elenco fenomenal sub-aproveitado, um dos plot twists mais sem graça, cenas de ação mal trabalhadas, lutas que me fizeram sentir falta de Steven Seagal, entre outras coisas. O filme é confuso em suas soluções e geral aceita se usando do tosco argumento de que "ele é o Batman" como se isso fosse suficiente pra preencher as lacunas deixadas no roteiro. Gosto muito do Christopher Nolan e acho o cara um gênio. É por saber disso que posso afirmar que este é o mais fraco filme da trilogia e o pior filme do diretor. Ainda assim eu gosto do filme, mas esperava bem mais.


03. Godzilla - O que dizer do Gojira? O icônico Rei dos Montros do cinema japonês ganhou outro longa americano. Este parecia ser um bom filme ondebveriamos o lagartão de verdade e não aquela lagartixa do filme de Roland Emmerich. O longa que seria estrelado por Bryan Cranston, o Walter White de Breaking Bad, teria ainda no elenco Aaron Taylor-Johnson, Elizabeth Olsen e Ken Watanade e direção de um cara que eu desconhecia chamado Gareth Edwards. Só por aí eu pensei "vai ser um bom blockbuster". Já fiquei interessado em assistir. Aí um dia eu tava no cinema, não lembro que filme tinha ido ver, e começou a passar um trailer que mostrava um grupo militar saltando de um avião e descendo em meio a muita fumaça/poeira e aquele mistério todo. Na minha cabeça eu pensava, no bom sentido da expressão,  "que merda é essa?" e aí surge ele, Godzilla! E o lagartão me brinda com seu poderoso grito acompanhado de uma trilha que meio que era uma extensão do grito dele. E vem aquele "em breve". Pqp! Me arrepiei todo. Godzilla seria o blockbuster do ano! Seria. Mas não foi. O filme é chato, cheio de problemas de roteiro, o personagem de  Bryan Cranston morre no começo do longa, Ken Watanabe sub-aproveitado fazendo a mesma cara o filme todo (acho essa a pior atuação da carreira deste excelente ator), Godzilla é mais escondido que o monstro do filme Cloverfield e pra terminar de lascar com tudo o filme segue com o péssimo Aaron Taylor-Johnson como protagonista. Para maiores detalhes leiam a crítica do filme clicando aqui. Ah, ia esquecendo, a luta de Godzilla com os outros monstros no terceiro ato é muito foda e foi o que fez com que não saísse tão decepcionado do cinema, afinal Godzilla é yma força da natureza e não uma lagartixa que cresceu por causa de testes de bombas nucleares.


02. Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário - Para celebrar os 40 anos de carreira do mestre Masami Kurumada, criador do mangá Saint Seiya no qual foi baseado o clássico anime Os Cavaleiros do Zodíaco, a Toei lançou um longa-metragem em CGI que adaptaria aos cinemas a Saga das Doze Casas, mas famosa saga do anime e que marcou a infância de muito marmanjo que, por nostalgia, lotou a sala do cinema. Mas vamos ao trailer, né? O trailer nos vendeu algo épico! A animação era boa, com traços diferentes do anime clássico e com um design bem elaborado das armaduras dos cavaleiros. As cenas de luta mostradas no trailer pareciam coisa saída de videogame,  mas não me incomodou. E ouvir Seiya gritando seu Pegasus Ryu-seiken foi de arrepiar. E a trilha, claro, Pegasus Fantasy! Depois veio a noticia que o filme ia ser lançado nos cinemas brasileiros, o que é difícil se tratando de animações japonesas,  e melhor ainda era que ia ter os dubladores originais do anime. Ao ver o trailer dublado a emoção foi elevada a enésima potência e eu chorei assistindo. Sim, eu chorei com um trailer dublado. Mas e no cinema? Eu fui de mente aberta esperando ver um bom filme. Sabia que adaptações bruscas seriam necessárias,  afinal eram quase 100 episódios adaptados em cerca de 90 minutos. Mas eu não ia deixar de ver nos cinemas. O último longa dos Cavaleiros lançado no Brasil foi Prólogo do Céu e já tinha quase dez anos. Na sala acho que quase não tinha crianças,  as poucas que vi estavam acompanhadas pelos pais, estes por sinal eram aqueles que na infância assistiram o desenho na Rede Manchete que nem eu. Um monte de marmanjo de tudo quanto é tipo numa faixa entre 25 e 30 anos mais ou menos. Resultado? Decepção geral! Sei que se tratava de uma releitura mas nos venderam nostalgia e o que vimos foi uma falta de respeito com os personagens, suas histórias e mitologia. A mitologia é apresentada de modo tão didático que chega a ser cansativo. O que houve com a sutileza? Lutas épicas se tornaram esquecíveis, com destaque para a luta entre Shiryu de Dragão e Máscara da Morte de Câncer. O que é aquele Máscara da Morte? Mas parecia uma versão (ainda mais) afetada de Jack Sparrow e com direito a número musical digno de filmes da Disney. Sério mesmo que aquilo era o mais cruel, perigoso e malévolo Cavaleiro de Ouro foi transformado num alívio cômico que (para muitos) matou ali o filme. Melhor parar de falar desse filme agora para preservar as boas recordações que me trás Os Cavaleiros do Zodíaco.


01. Avatar - James Cameron é um diretor cujo nome é sinônimo de blockbuster. O visionário diretor de Aliens - O Resgate, O Exterminador do Futuro 1 e 2, True Lies e Titanic já vinha num hiato há um bom tempo e todo mundo aguardava ansioso pelo prometido Avatar. A produção, uma das mais caras da história do cinema mundial, já estava prometido a vários anos e quando surgiu a tecnologia necessária pra tirar o projeto do papel Cameron pois a mão na massa. As primeiras imagens chamaram a atenção e o trailer nos prometia a coisa mais épica pra ver nos cinemas desde a trilogia O Senhor dos Anéis. O trailer nos apresentava uma história de aventura com ação ambientada em um planeta alienígena, uma trama com uma boa carga dramática e, claro, cheio dos mais belos efeitos visuais já vistos e o uso do 3D que revolucionou a industria e hoje é moda entre as principais produções que chegam nas salas de cinema atualmente. O longa estrelado pelo, até então desconhecido, Sam Warthington (que co-estrelou a quarta parte de O Exterminador do Futuro, a franquia criada por Cameron) e tinha ainda a Sigourney Weaver, a Tenente Ripley da franquia Alien, no elenco. Expectativa a mil, né? Acontece que o filme, muita gente discorda e podem até querer me crucificar por isso, é visualmente lindo mas vazio de conteúdo. Um roteiro piegas claramente inspirado em Pocahontas, com uma trama sobre preservação ambiental e ecologia digna dos programas educativos da TV Cultura, excessivamente longo, chato e cansativo. O pior é que por causa dos amigos eu acabei vendo essa porcaria duas vezes no cinema. De tão chato dormi nas duas vezes e só fui de fato assistir ao filme todo alguns meses depois foi lançado em dvd. E ainda existe uma versão estendida com cenas inéditas, aí não dá. Sei que muita gente gostou do filme e o defende unicamente pelo seu visual belo, que foi merecedor das categorias técnicas do Oscar, porque de mais o filme não tem nenhum atributo que faça valer a pena ficar numa cadeira por quase três horas assistindo. E ainda foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e levou o Globo de Ouro. Não me perguntem como, porque até hoje não entendo o motivo. Pior que Cameron já confirmou pelo menos três continuações do longa. Só espero que ele lembre de desenvolver uma história que sustente o filme por si só e não tenha usar os efeitos especiais como muleta de novo.


Essa foi uma lista até bem fácil de escolher. Até porque eu já tinha pensado bastante no assunto antes, mas nunca encontrava tempo para realiza-la. Espero que tenha gostado, mas caso não fique a vontade para expor suas opiniões. Apenas lembro que esta é a MINHA opinião. Mas e você? Lembra de algum outro caso em que o trailer foi enganoso? Não deixe de compartilhar comigo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista #06: Tesourinhos de Locadora

James Dean: A breve história de uma lenda