Star Wars Samurai! As influências nipônicas na obra-prima de George Lucas.

Faz um tempão que eu não postava nada novo por aqui. Nem sei como ainda tenho umas visualizações perdidas. Acho que deve ser o pessoal pesquisando no Google e caindo aqui por acidente. Só pode. Mas depois de um hiato bem longo decidi que já estava na hora de voltar a ativa. Como alguns já devem saber, principalmente aqueles que seguem a nossa página no Facebook, eu sou um grande fã de Star Wars, principalmente por causa da trilogia clássica (Episódios IV, V e VI). Recentemente foi lançado o aguardado Episódio VII. Um filmaço emocionante, empolgante e nostálgico. Ainda estou pendente da crítica dele, mas deve sair em breve. Pois bem, quando converso com amigos não iniciados na saga muitas vezes quando me perguntam do que se trata Star Wars eu respondo que é um faroeste samurai espacial. Aí me perguntam, o que é que Star Wars tem de samurai? Sério mesmo?! É perdoável, afinal a pobre criatura não viu os filmes ainda. Beleza então. Mas e quando a pessoa já assistiu a todos os filmes e diz que não tem nada de samurai nos filmes? Pois isso aconteceu, Para não deixar dúvidas decidi escrever esta postagem. Vamos por partes, então?

Pois bem, na década de 1940, Akira Kurosawa se torna diretor, mas ainda não conseguia fazer os filmes que queria. Ele era bastante inspirado por filmes americanos, mas o Japão estava em guerra com os EUA, e os roteiros de Kurosawa eram muito velho-oeste. Quando o Japão perde a Segunda Guerra Mundial em 1945, os EUA ocupam o país e proíbem 31 temas – entre eles, filmes de samurai. Alguns anos depois, os EUA deixam o Japão, permitindo uma era de ouro no cinema nipônico.

É nesse período que surgem os famosos Kenji Mizoguchi, Yasujirō Ozu e o próprio Kurosawa. Seus filmes se dividiam em dois gêneros: gendai-geki, que são contemporâneos; e jidai-geki, que acontecem no passado. Um desses filmes jidai-geki é A Fortaleza Escondida (1958), que conta a história de dois camponeses que ajudam uma princesa medieval e um mentor samurai a escapar de forças imperiais inimigas.


Lançado em dezembro de 1958, A Fortaleza Escondida tornou-se um enorme sucesso de bilheteria no Japão e foi bem recebido pelos críticos. Hoje, é considerado uma das obras de menor destaque de Kurosawa,embora permaneça popular devido a ser uma das grandes influências da clássica space opera Star Wars, de George Lucas. O próprio Lucas já disse várias vezes que este filme foi uma das principais influências para o seu filme, lançado em 1977. Lucas, assim como muitos outros diretores do movimento Nova Hollywood (que vamos falar a respeito em uma postagem futura) reverenciavam Kurosawa e o consideravam, merecidamente, um ídolo. E há diversas outras influências dos filmes de Kurosawa em Star Wars:
  • Os "samurais" da cinessérie são chamados de Jedi é uma contração do termo jidai-geki, como eram tipicamente chamados os filmes do gênero;
  • Os sabres de luz e o modo como são utilizados em combate são inspirados nas katanas, as espadas dos samurais;
  • Os dois camponeses de A Fortaleza Escondida inspiraram os icônicos droídes R2-D2 e C-3PO;
  • As armaduras de Darth Vader e dos Stormtroopers são inspirados nas armaduras de samurai;
  • O mestre Yoda é baseado no personagem Kambei Shimada, o sábio que cria um grupo de guerreiros no filme Os Sete Samurais (1954);
  • Há uma cena que é quase que copiada, quadro por quadro, do filme Yojimbo, o Guarda-Costas (1961);
  • Originalmente George Lucas queria o ator japonês Toshiro Mifune, protagonista de vários filmes de Kurosawa inclusive o já citado Yojimbo, para ser o interprete do mestre Jedi Obi-Wan Kenobi.
Não tem nem o que argumentar. Star Wars é samurai, sim. E aí, ta bom ou quer mais? Agora que consegui convencer o leitor eu gostaria de deixar uma dica de um site bem bacana e que foi uma das minhas principais fontes de pesquisa para o post. Trata-se de O Ronin, uma revista eletrônica sobre o Japão feudal. Lá tem textos, artigos, dicas de filmes, livros, jogos e tudo o mais relacionado ao tema. E quanto ao Vamos Falar Sobre Cinema, podem aguardar mais postagens em breve. Quem sabe sobre o que é que há de faroeste em Star Wars, né?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista #04: Fomos enganados pelo trailer!

Lista #06: Tesourinhos de Locadora

Demolidor - Série do herói cego da Marvel produzida pela Netflix confirma segunda temporada