Cinema da Fundação volta a ativa exibindo filmes em película

Pode perguntar a qualquer cinéfilo recifense em que cinema ele prefere assistir filmes. Há aqueles que vão dizer os multiplex UCI e Cinemark. Uma boa parcela vai sair na defesa do lindo Cinema São Luiz, que considero o mais bonito da cidade. Mas é notório que a maioria dos cinéfilos dirão sem pensar duas vezes o Cinema da Fundação. Localizado no primeiro andar da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, no Derby, o cinema é conhecido por exibir filmes que normalmente não se encontram em outras salas pela cidade. Quem quer conferir o circuito cultural local, nacional e internacional tem no Cinema da Fundação o seu lugar ideal. Além de que o local ainda é conhecido por mostras, debates e cursos realizados. Por estes motivos ele tem em Recife um status de cult. Infelizmente para nós, o público cinéfilo, a direção anunciou no último dia 03 de agosto em uma postagem no blog oficial do cinema que por tempo indeterminado as suas portas estariam fechadas. O motivo foi a realização da manutenção de seu projetor digital de marca Barco, modelo 2K 23B, que vinha apresentando um mal funcionamento alguns dias antes.

No anuncio foi dito que:

"Foi constatado por diagnóstico feito remotamente que uma das duas fontes de energia que alimenta a lâmpada de projeção está queimada, havendo ainda duas outras peças também danificadas. Mesmo com estas peças defeituosas, o projetor funciona em situação emergencial, mas de forma instável. O que causou, nas últimas semanas, o cancelamento de algumas específicas sessões em três dias diferentes, pelas quais pedimos desculpas aos frequentadores.

Em respeito a estes frequentadores e também por orientação técnica especializada [após consulta em São Paulo com o técnico representante da marca Barco] para evitar um novo e irreversível dano ao projetor digital Barco, a Coordenação de Cinema junto a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA) da Fundaj decidiram apenas retomar as atividades-padrão da sala após a reposição das peças danificadas e com o pleno funcionamento do projetor."

E foi assim que ficamos sem poder usufruir do Melhor Cinema do Recife, conforme eleito pela revista Veja (numa das raras poucas vezes em que concordei com esta).

Eu com os diretores Halder Gomes (Cine Holliúdy) e Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor) no Cinema da Fundação.

Diz o ditado que alegria de pobre dura pouco, mas acredito que a tristeza também dure tão pouco quanto porque foi anunciado que a partir de amanhã, dia 13 de agosto, o Cinema da Fundação volta a abrir suas portas, após pesquisa no mercado distribuidor por cópias 35mm, e seguirá exibindo filmes em película. Os longas a serem exibidos são Permanência, de Leonardo Lacca,e Destinos Sentimentais, de Olivier Assayas. O projetor analógico tem 17 anos de uso e só quebrou três vezes desde então e sempre sem a necessidade de interromper a exibição enquanto que o projetor digital danificado, que segue em manutenção, é usado desde 2013. Esta é a primeira vez, desde o ano de 1998, que o Cinema da Fundação fecha as portas por tempo indeterminado. O que resta agora é aguardar o conserto do projetor digital para assistir Adeus à Linguagem, o novo filme do Godard. Enquanto isso não acontece vamos assistindo filmes no formato mais clássico possível.



Segue a programação.

Permanência: Quinta-feira, às 18h40 e às 20h30, sexta-feira, às 18h40 e às 20h30, sábado, às 17h15, domingo, às 15h e às 20h10, terça-feira, às 18h40 e 20h30 e quarta-feira, às 18h40 e 20h30;

Destinos sentimentais: Sábado, às 19h, e domingo às 16h45.


O Cinema da Fundação fica na Rua Henrique Dias, 609, Derby, CEP: 52010-100, Recife - PE. Fone: (81) 3073-6689.

Ah! E antes que me esqueça, não deixem de tomar o café do Castigliani que é tão bom quanto o cinema.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista #04: Fomos enganados pelo trailer!

Lista #06: Tesourinhos de Locadora

Demolidor - Série do herói cego da Marvel produzida pela Netflix confirma segunda temporada