Loja do filme Quero Ser Grande fecha as portas

Como toda criança, eu queria ser grande. É algo que fascina as crianças, o mundo adulto. Daí quando crescemos é que vemos o quanto era bom ser criança. Não ter preocupações e nem ter grandes responsabilidades. Coisa boa era quando lá pelos anos 90 eu, depois de fazer toda a tarefa de casa passada pela tia (porque chamavamos as professoras da escola de tia, por menos familiares que fossem), me sentava a tarde diante da TV para assistir os clássicos da Sessão da Tarde. Foi lá que vi pela primeira vez Aventureiros do Bairro Proibido, Um príncipe em Nova York, Rambo - Programado Para Matar, Os Caça-Fantasmas e Os Goonies. Outros vários filmes me entretaram em minhas tardes. Outro que eu adorava assistir era Quero Ser Grande. O filme de 1988 é estrelado por Tom Hanks, que é o meu ator favorito (depois de James Dean, é claro), e foi indicado a dois Oscars (Melhor Ator e Melhor Roteiro Original). O filme mostrava a história de um menino chamado Josh Baskin (David Moscow) que em um parque de diversões faz um desejo a Zoltar, um brinquedo mágico, e para sua surpresa na manhã seguinte ele é um adulto. Sem poder ficar em casa, Josh consegue um emprego numa empresa que cria brinquedos e, por seu espírito infantil, acaba chamando a atenção e se da bem no ramo. Mas a medida que o tempo passa Josh vai sentindo falta da infância, da mãe e de tudo o mais que representava a sua infância. Desta forma Josh conseguiu empatia com o público infantil que ansiava ser adulto e com o público adulto e a nostalgia da infância.



Mas este filme chamava atenção por uma outra coisa, a loja de brinquedos FAO Schwarz. A loja foi o cenário de uma cena que eu só posso descrever como antológica. Me refiro, é claro, ao dueto de Josh (Hanks) e o Sr MacMillan (Robert Loggia) num teclado eletrônico gigante. Ao som de Chopsticks e Heart & Soul, a dupla fez muita gente sentir inveja (eu incluso). Fala sério, véi, quem não queria ter a oportunidade de pisar nas teclas e tocar uma música como eles lá no meio da loja? Eu queria, na época, ter um daqueles no chão da minha casa. Algo que se que não teria dado muito certo. Mas eu queria. E não era só pelo teclado, mas toda a loja é um encanto visual para as crianças. Se você não lembra, não viu ou quer rever a icônica cena da uma conferida no vídeo logo abaixo.


Eu só queria entrar no filme e passar horas e horas brincando por alí naquele cenário. E que criança não? Um sonho que até bem pouco tempo ainda era possível, pois a FAO Schwarz realmente existe! Isso é algo que eu até então não sabia. Porém, se um dia eu estiver passando, assim de bobeira, lá por Manhattan, não poderei mais fazer isso. A famosa loja, que também foi cenário de Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York, vai fechar as portas no local devido ao alto custo da mesma. O local que virou ponto turístico, afinal todo mundo que passava por lá queria visitar o teclado eletrônico gigante, não tem como se manter sem sofrer prejuízos. A rede Toys R Us, que é dona da loja, já havia noticiado em maio o fechamento da mesma. Considerada uma das mais antigas lojas dos Estados Unidos, sendo que sua inauguração foi em 1870, a loja de brinquedos mais famosa da Fifth Avenue fecha as suas portas na noite de hoje, 15 de julho de 2015. A Toys R Us, porém, considera a possibilidade de abrir a loja em outro local. Apesar disso, não será mais a mesma. O que fica, assim como ficou o público adulto de Quero Ser Grande, é a nostalgia.

Alguém tem uma máquina Zoltar por aí?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista #04: Fomos enganados pelo trailer!

Lista #06: Tesourinhos de Locadora

James Dean: A breve história de uma lenda