Phoenix Down nas séries de TV

Muito se fala sobre uma crise de criatividade na indústria cinematográfica norte-americana. Mas se o cinema está vivendo mesmo uma crise onde só se produzem continuações, remakes e reboots, TV não está muito atrás. É cada vez mais comum vermos como vários filmes tem sido adaptados para o formato de série, como é o caso de Um Drink no Inferno que é produzida pela Netflix e baseada na trilogia cinematográfica de Robert Rodriguez, Fargo série antológica do canal FX que em sua primeira temporada adaptou o filme de mesmo nome dos irmãos Cohen e Ash Vs. Evil Dead é vindoura série de Sam Raimi no canal Starz e que dará continuidade aos eventos de Uma Noite Alucinante 3. Entre outras produções em desenvolvimento são as adaptações para TV dos filmes PânicoMinority Report e Sem Limites. Admito aqui que não sei quando que teve início a moda, mas lembro que eu adorava a série The Crow: Stairway to Heaven que adaptava para TV (de um modo bem mais leve diga-se de passagem) o filme O Corvo com Mark Dacascos assumindo o papel que no cinema foi de Brandon Lee e ainda teve uma outra série, sendo que esta eu não cheguei a assistir, do Highlander. O que importa é a frequência cada vez maior de produções deste tipo. Mas uma outra "moda" tem surgido com cada vez mais força e parece vai se tornar uma nova tendência nos próximos anos. Falo aqui de trazerem novas temporadas de séries canceladas/finalizadas. E o lance tem dado tão certo que outras séries estão tomando o mesmo rumo. A seguir você confere algumas das séries que voltaram ou que estão a caminho de voltar. 



24 Horas - A série foi originalmente produzida entre os anos de 2001 a 2010 com oito temporadas e um telefilme chamado  24 Horas - A Redenção. O eventos pós-oitava temporada tiveram continuidade no livro 24 Horas: Deadline e era prometido um filme a ser lançado nos cinemas. O filme não vingou mas no ano passado tivemos o retorno de Kiefer Sutherland na pele do ex-agente federal Jack Bauer na minissérie 24: Live Another Day (24 Horas: Viva um Novo Dia no Brasil), que em 12 episódios nos trouxe novamente o universo de 24 Horas para as telinhas (que está para se expandir ainda mais com um vindouro spin-off). Posso dizer que valeu a pena ter Jack Bauer de volta, mas que apesar do resultado ter sido bom eu tinha expectativas de que poderia ter sido melhor. 


Full House - Exibida no Brasil pelos canais Globo e SBT nos anos 90 sob o título de Três é Demais e foi originalmente produzida pelo canal ABC entre 1987 e 1995, rendendo um total de 8 temporadasA série vai ganhar uma continuação pela Netflix que vai contar com quase todo o elenco original de volta (a exceção é das gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen que se revezavam no papel da pequena Michelle). A nova empreitada se chamará Fuller House e deve estrear no ano que vem e deve focar na personagem D.J. vivida por Candance Cameron. É esperar pra ver. 

Arrested Development - É considerada uma das melhores séries de humor já produzidas pela TV americana e foi responsável por tornar conhecidos os atores Michael Cera e Jason Bateman. A série foi produzida pela Fox em três temporadas entre 2003 e 2006. Felizmente para os fãs da série a Netflix adquiriu os direitos e em 2013 produziu uma quarta temporada com a volta de todo o elenco principal. Brian Grazer, produtor da série, disse que tem planos para uma quinta temporada, o problema é a agenda do elenco coincidir. Quem sabe em breve, né? 



Heroes - O seriado fez muito sucesso em sua estreia em 2006, mas foi tendo quedas constantes de audiências em suas temporadas seguintes e assim foi se arrastando até o cancelamento na quarta temporada em 2010. Produzida pelo canal NBC a série tinha um tom dramático e chamava a atenção por retratar pessoas adquirindo poderes e o desenvolvimento bastante elogiado, mas a queda de qualidade foi irreversível. Agora, cinco anos depois, a série está prestes a retornar em uma minissérie de 13 episódios chamada HeroesReborn e que deve ir ao ar ainda no segundo semestre de 2015. 
  
Twin Peaks - Muito antes de Lost ser um fenômeno uma outra série fez muita gente ficar tentando solucionar um mistério, neste caso o homicídio de Laura Palmer, mas outros segredos ainda mais obscuros estavam por aparecer. Esta era a trama de Twin Peaks, cultuada série da ABC dirigida por David Lynch e que foi produzida em duas temporadas entre 1990 e 1991. Agora, a série vai voltar com o elenco original e seu diretor. Creio que Twin Peaks não seria Twin Peaks sem a direção de Lynch e já é uma das voltas mais aguardadas desde a confirmação do seu retorno, desta vez pelo canal Showtime, o mesmo de Dexter e Penny Dreadful. Ou seja, vem coisa boa por aí. Quem ainda não viu as duas primeiras, corre que ainda dá tempo.  

Arquivo X - Esta foi a série favorita de muita gente durante os anos 1993 e 2002. O sucesso da série rendeu 9 temporadas, uma série spin-off e dois filmes. Um terceiro filme foi cogitado, mas parece que a Fox vai seguir o mesmo rumo que tomou com 24 Horas e produzir uma minissérie. Arquivo X voltará em data a ser divulgada com seis episódios e contar com a volta de David Duchovny e Gillian Anderson como Fox Mulder e Dana Scully respectivamente. 


The Killing - Série original do canal AMC (o mesmo das excelentes Breaking Bad e Hell on Wheels), The Killing era a versão americana de um seriado dinamarquês e foi ao ar entre 2011 e 2013, tendo sido cancelada após a segunda temporada mas ressuscitada para uma terceira. Aí veio a Netflix, que não é boba e nem nada, e comprou a série para produzir uma quarta e última temporada digna. Como não amar a Netflix, né cambada? A série tinha Joel Kinnaman e Michael Clarke Duncan no elenco e tratava da investigação de um assassinato onde cada episódio correspondia a um dia de investigação. 

Prison Break - E parece mesmo que a Fox se recusa a deixar descansarem em paz as suas séries de sucesso porque essa semana foi confirmado o retorno de Prison Break para mais uma temporada. Com quatro temporadas exibidas entre 2005 e 2009, a série que tratava de um homem que vai preso para poder tirar da prisão o irmão que foi injustamente condenado a morte teve uma primeira temporada fantástica. A segunda foi boa. A terceira foi ruim e a quarta e última só teve de bom o final. Além das quatro temporadas foi produzido um telefilme que fechava a história, Prison Break: O Resgate Final. Atualmente os protagonistas Wentworth Miller e Dominic Purcell atuam juntos no seriado The Flash e no spin-off Legends of Tomorrow no canal The CW, mas já garantiram a volta pra nova temporada de Prison Break. 

Chaves - E não podia faltar a melhor série de humor da televisão mundial! El Chavo del Ocho, no Brasil Chaves, foi uma série mexicana escrita e estrelada por Roberto Gómez Bolaños, responsável também pelo Chapolin Colorado. Originalmente era uma esquete dentro do programa Chespirito de 1971 a 1973, mas fez tanto sucesso que ganhou a sua série própria depois, sendo exibida em sete temporadas de 1973 a 1979. Mas como tudo que é bom deve continuar, Bolaños lançou no ano de 1980 uma novo Programa do Chespirito (exibido pelo SBT no início dos anos 2000 com o título de O Clube do Chaves) e que seguiu até 1992 onde o Chaves passou a ser novamente uma esquete. 


São tantos retornos acontecendo que me fica uma fagulha de esperança ante o retorno de uma outra série que ficou devendo umas boas lacunas. É claro que estou falando de Lost, que teve seis temporadas e foi um grande fenômeno mundial na TV e na internet. Bem que J.J. Abrams e Damon Lindelof podiam nos presentear com um spin-off ou mesmo um prequel. Enquanto nada se fala do assunto, só podemos ficar na torcida. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista #04: Fomos enganados pelo trailer!

Lista #06: Tesourinhos de Locadora

James Dean: A breve história de uma lenda