Christopher Lee: Aos 93 anos morre o ator de Drácula, Star Wars e O Senhor dos Anéis


É com tristeza que venho noticiar mais uma grande perda para o Cinema mundial. A lenda Christopher Frank Carandini Lee, ou simplesmente Christopher Lee, o cara que era o Drácula, o Conde Dooku, Sherlock Holmes e Saruman, o Branco morreu no último domingo dia 07 de junho aos 93 anos no hospital Chelsea e Westminster, em Londres, devido a complicações respiratórias. Lee estava já há alguns dias no hospital. A notícia só veio a público hoje cedo quando a família divulgou o fato através do jornal The Telegraph. Christopher Lee além de atuar em diversos filmes ao longo da sua brilhante carreira era também músico. Seu mais recente trabalho como cantor foi em 2014 no EP de Heavy Metal intitulado Metal Knight com direito a cover de Frank Sinatra na faixa "My Way". 


O ator também foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico em 2001 e em 2009, foi nomeado Cavaleiro por seus serviços como ator e filantropo. Em 2011 Sir Christopher Lee foi condecorado pelo embaixador da França na Inglaterra com a insígnia Comandeur de L'Ordre des Arts et Lettres Mas não pense você que Sir Christopher Lee não merecia o título, afinal ele era da divisão de operações especiais da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Ao The Telegraph, jornal que noticiou seu falecimento, Lee tinha dito anteriormente "fiz parte do Serviço Aéreo Especial (SAS, na sigla original em inglês), mas nós somos proibidos – seja no passado, no presente ou no futuro – de falar sobre quaisquer operações específicas. Vamos dizer apenas que eu estava nas Forças Especiais e deixar por isso mesmo". E não para por aí. De 1939 a 1940, Lee foi voluntário em apoio ao exército Finlandês durante a chamada Guerra de Inverno, onde combateu a União Soviética. 




Atuando desde os anos 40, ficou conhecido na década seguinte pelo seu trabalho em filmes da produtora Hammer Films Production, cuja especialidade eram os filmes de terror. De modo que Lee atuou em A Maldição de Frankenstein (1957), foi o Drácula pela primeira vez em O Vampiro da Noite (1958) e participou ainda de A Múmia (1959). Reprisou o papel do terrível vampiro de Bram Stoker nos filmes Drácula, o Príncipe das Trevas (1966), Drácula, o Perfil do Diabo (1968), O Conde Drácula (1970), O Sangue de Drácula (1970), Drácula AD 1972 (1972) e Os Ritos Satânicos de Drácula (1974). Também foi o célebre detetive criado por Arthur Conan Doyle nos filmes O Cão dos Baskerville (1959), A Vida Íntima de Sherlock Holmes (1970), Sherlock Holmes: Assassinato na Ópera e em Sherlock Holmes: Incidente em Victoria Falls (1992) Também foi o mestre do crime Dr. Fu Manchu nos filmes baseados no personagem criado por Sax Rohmer A Face de Fu Manchu (1955), As 13 Noivas de Fu Manchu (1966), A Filha Diabólica de Fu Manchu (1967), The Blood of Fu Manchu (1968) e The Castle of Fu Manchu (1969). 


Primo de Ian Flemming, o autor de 007, encarnou o vilão Francisco Scaramanga no filme 007 Contra o Homem Com a Pistola de Ouro (1974). Mais recentemente ele foi o istari Saruman, o Branco na trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003), papel que reprisou na trilogia Hobbit (2012-2014), e foi o lorde sith Conde Dooku (que no Brasil teve o nome alterado para Dookan, para evitar trocadilhos maldosos) nos filmes Star Wars - Episódio II: O Ataque dos Clones (2002) e Star Wars - Episódio III: A Vingança dos Sith (2005). Também atuou em alguns filmes do cultuado diretor Tim Burton como A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), o remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), na pele do pai de Johnny Depp, e em Sombras da Noite (2012), além de ter emprestado a sua voz marcante nos filmes A Noiva Cadáver (2005) e Alice no País das Maravilhas (2010). Em 2011 foi o Monssieur Labisse no filme de Martin Scorcese A Invenção de Hugo Cabret. 



Apesar de ter interpretando tantos vilões icônicos ao longo de sua carreira Christopher Lee não se sentia tão a vontade com a imagem de vilão. O próprio chegou a pedir "Por favor, não me descrevam como uma 'lenda do horror'. Eu deixei isso para trás". Em 2011 recebeu um Bafta honorário pelo conjunto da obra. O Bafta, para quem não sabe, é o prêmio mais importante do cinema britânico, tal qual o Oscar é para o americano. Na ocasião ele declarou que não tinha intenção de se aposentar quando disse "Eu odeio ser um ídolo. Como dizia o querido Boris (Karloff, outra lenda), não vou pendurar as chuteiras até morrer". Christopher Lee deixa a esposa Birgit KrønckeeGitte Lee como é mais conhecida a ex-modelo, com quem foi casado desde 1961 e a sua filha Christina. Lembraremos com sinceras saudades de Christopher Lee, um grande ator que nos deixa tão vasto legado. Assim deixou o mundo uma lenda.  




Comentários

  1. Grande perda!
    Gostei bastante do teu blog, bastante diferente e cheio de cultura.
    Deixo aqui o link do meu blog para dares uma vista de olhos, http://umavidadelontra.blogspot.pt/2015/06/ando-ouvir-1.html
    Beijinhos da Lontra <3
    Segui

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista #04: Fomos enganados pelo trailer!

Lista #06: Tesourinhos de Locadora

James Dean: A breve história de uma lenda