Lista #05: Alguns Fã-Filmes

Hoje assisti a um -trailer de Star Wars VII com o subtítulo de The Binks Awakens e que mostra o odiado alienígena Jar Jar Binks, apresentado em A Ameaça Fantasma, inserido em todas as cenas do trailer de O Despertar da Força. Sim, o vídeo até que ficou meio engraçadinho, mas Deus sabe o quanto eu (e creio que milhares de outras pessoas fãs de Star Wars) quero que o Jar Jar Binks fique bem longe de Star Wars VII. No final acabei me lembrando de um fã-filme (eu acho) que se chama The Jar Jar Project. Nele o desengonçado alien é o único sobrevivente do grupo que entrou na floresta para filmar o documentário sobre a temida A Bruxa de Blair. Um crossover inusitado e até divertido, mas que não encontro mais na internet. Ao menos busquei e não encontrei mais. Pensando nisso decidi selecionar alguns fã-filmes que gostei e, quem sabe, você também curta. Não é verdade? Pois bem, vamos lá conferir o que essa galerinha fez com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão em uma lista especial. Diferente das demais listas do blog esta não é classificatória e por isso não listarei os filmes em ordem de melhor ou pior, apenas estou expondo aqui alguns filmes feitos por fãs e (geralmente) para fãs. Ah! Com excessão do citado The Jar Jar Project, todos os fã-filmes citados nesta lista você pode conferir direto no YouTube. 

O primeiro fã-filme é uma parodia do filme Matrix feita lá no agora longínquo ano de 2001 e chamada Computer Boy e com pouco menos de 50 minutos de duração é uma boa pedida para quem gosta de rir. Já no começo do vídeo somos alertados. If you have not seen "The Matrix" do not continue watching as this will not make any sense... However if you have seen "The Matrix" you should probably do the same... If you are looking for something else to watch we recommend either Jefferson in Paris (1996) or Strange Planet (1999) e que traduzido literalmente seria algo tipo Se você não viu Matrix não continue a assistir como se isso não fizesse algum sentido... Porém se você viu Matrix você provavelmente deveria fazer o mesmo... Se você está procurando alguma outra coisa pra assistir então recomendamos Jefferson em Paris (1996) ou Planeta Estranho (1999). A trama é basicamente a mesma do filme dos Wachowski, mas, como os caras que o fizeram não tinham grana pras cenas de efeitos especiais e nem tinham como fazer as coreografias das cenas de luta, as grandes cenas do filme foram substituídas por (acredite) imagens de pássaros e patos na lagoa. Além das atuações que são as mais toscas possíveis. Comparado a estes caras Hermes e Renato levariam o Oscar. Ficou curioso? Se você manja de inglês, pois o filme não possui legendas em português, pode assistir sem problemas a esta pérola da época da internet discada. 


Os fãs de Batman são sempre criativos e por isso vão ganhar sessão dupla aqui. Isso mesmo, selecionei dois fã-filmes ligados ao universo do Homem-Morcego. O primeiro é um curta-metragem muito bem produzido e que trás um crossover em um crossoverBatman - Dead End. Na trama o Batman sai a caça do palhaço do crime, o Coringa, que escapou (de novo?) do Asilo Arkham. Na busca pelo Coringa o homem morcego acaba topando com um outro confronto em andamento entre o Alien e o Predador. É isso mesmo cambada! Batman Vs Alien Vs Predador. O filme tem aproximadamente oito minutos de duração, do qual dois minutos são apenas de créditos, e é focado realmente no confronto e não numa história que faça sentido. Mas afinal, algo faz sentido em Gotham City? O vídeo chama a atenção por mostrar o Batman em seu clássico traje de tecido cinza e preto. Nada daquelas armaduras de borracha mostradas no cinema. O visual lembra bastante a série animada produzida nos anos 90 e tem até a trilha sonora desta e ainda trás alguns easter-eggs bem bacanas. O que faz falta é uma participação maior do Coringa. 


Mas se em Dead End a participação do Coringa é curta, neste segundo fã-filme produzido no universo do Homem-Morcego nos trás o palhaço do crime como protagonista. Pacient J (Paciente C em português, uma vez que o J é de Joker que é o nome original em inglês do cultuado vilão), é também conhecido no Brasil como Batman: Paciente Coringa. Na trama um psicólogo que está trabalhando na produção de um livro sobre o arqui-inimigo do Homem-Morcego e consegue uma entrevista com o Coringa a ser realizada no próprio Asilo Arkham. O Coringa então narra sua história e explica a sua relação com o Batman. E com direito a Arlequina e tudo. O média-metragem tem pouco mais de meia hora de duração e foi feito pela Bat In The Sun Productions, uma produtora independente e sem fins lucrativos que caiu no gosto dos fãs de quadrinhos por representar fielmente o universo do Batman nas telas. Patient J é de 2005. Além deste a Bat In The Sun realizou outros cinco filmes (que eu não assisti ainda e por isso não os cito nesta postagem). 

Mas não é só de DC Comics que vivem os fã-filmes adaptados de quadrinhos e este próximo filme, um curta de dez minutos apenas, chama a atenção por dois motivos. A primeira é por ser, talvez, a melhor adaptação para as telas do anti-herói da Marvel Frank Castle, o Justiceiro, e a segunda é que o filme é estrelado por Thomas Jane, o segundo ator a interpretar o personagem nos cinemas em um total de três filmes oficiais. Não bastasse a presença de Thomas Jane este curta ainda tem o veterano Ron Perlman, o Hellboy, em seu elenco. Feito em 2012 e dirigido por Phil Joanou, a ideia deste Dirty Laundry era vender a produção de um novo filme do personagem. Apesar de ter feito sucesso em sua exibição durante a San Diego Comic-Con de 2012 o projeto morreu aí mesmo. Os direitos do anti-herói estão de volta a Marvel e fãs especulam um retorno do personagem numa produção da Netflix, mas se acontecer é quase certo que não será com Thomas Jane no papel. O ator explicou sua participação na produção dizendo "Eu queria fazer um fã-filme para um personagem no qual eu sempre acreditei e amei". Vale ressaltar que o curta tem bastante ação e violência, algo bem gore e fiel a essência do personagem. 

O próximo filme da lista é um média-metragem estrelando o maior e mais querido super-herói da Marvel Comics. É claro que estou falando do espetacular Homem-Aranha! Este é também o mais antigo fã-filme que já vi e, por consequência, é o mais antigo da lista. Produzido em 1992 The Green Goblin's Last Stand adapta a trágica morte de Gwen Stacy pelo terrível e insano vilão Duende Verde (que recentemente foi vista no filme oficial do herói O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro de Marc Webb). O filme, com pouco mais de 50 minutos de duração é dirigido por Dan Poole, que também interpreta o Cabeça de Teia. Para a época e com as limitações impostas pelo orçamento o filme até que é bem feito. Verdade que a fantasia do Duende Verde é bem tosca, parecendo aquelas fantasias que vemos anualmente no carnaval de Olinda ou no Galo da Madrugada e que hoje em dia vemos muitos cosplayers melhores. Mas, cambada, era 1992. Deem um desconto. Infelizmente para quem não fala inglês o filme não possui legendas em português, motivo pelo qual alguns amigos a quem tentei mostrar o vídeo não se interessaram por ele. 

Pois bem, por hora são estes os fã-filmes que consegui lembrar e selecionar para esta postagem. Alguns tiveram de ficar de fora, como o fã-filme da Terra-Média A Caçada por Gollum, ou Dragon Ball Z e até mesmo o fã-trailer de ThunderCats entre outros mais. Quem sabe numa futura parte 2 da lista, né? espero que tenham curtido as escolhas. Comentem com os fã-filmes que vocês curtem e me deem dicas de novos para que eu assista. 




Comentários

  1. Adorei o teu blog!
    Visita o meu blog e se gostares segue me! Deixa um comentário e eu sigo de volta <3
    Beijinhos

    http://queenssecret-anaaraujo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lista #04: Fomos enganados pelo trailer!

Lista #06: Tesourinhos de Locadora

James Dean: A breve história de uma lenda