Demolidor - Série do herói cego da Marvel produzida pela Netflix confirma segunda temporada



A Marvel, já consolidada nos cinemas, queria alcançar uma nova fatia no mercado e decidiu partir pras séries. Afinal, se a DC tava se dando bem com Arrow por que não tentar também, né? Decidida a unificar todo e manter um universo coeso foi lançada pelo canal ABC a promissora Agents of S.H.I.E.L.D. que, lançada após Os Vingadores e com produção e direção (do piloto) por Joss Whedon a série estrelada pelo, até então, finado agente Phil Coulson (Clark Gregg) prometia expandir o que víamos no cinema. Mas a série demorou a engrenar em sua primeira temporada com episódios fillers que nada adicionavam a trama e inserindo de modo não muito bom várias referências forçadas aos Vingadores. Sem força própria para sustentar a série, a audiência foi caindo e só lá pela metade da temporada foi que aprenderam onde estavam errando e passaram a nos entregar uma sequência de bons episódios. Mas o estrago já estava feito e a temporada acabou não sendo boa e nem ruim, apenas regular. Verdade seja dita alguns momentos eu pensei que era melhor assistir Power Rangers. Apesar disso a série foi renovada para uma segunda temporada, que está sendo exibida atualmente.

Então no ano passado a Marvel Studios firmou acordo com a Netflix para a produção de cinco séries de tv. Demolidor, Jéssica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro e Os Defensores. As quatro primeiras com foco nos personagens individualmente e com 13 episódios de 60 minutos cada e a quinta com oito episódios apenas e reunindo os quatro heróis e formando uma equipe. Conhecendo a Netflix de produções como House of Cards e Orange Is The New Black, eu pensei que estavam no caminho certo. Não tinha como dar errado. A primeira série a ser produzida seria Demolidor. Não teve como não lembrar do filme protagonizado por Ben Affleck em 2003. A torcida era para que não cagassem novamente com o personagem. Mas conhecendo o padrão Netflix de qualidade eu fiquei tranquilo. Elenco foi escalado. Fotos foram surgindo. Nada de uniforme vermelho, o que achei interessante afinal se trata da gênesis do herói. Aí a Netflix libera o primeiro trailer mostrando que o tom da série seria bem mais pesado que o dos filmes lançados. Sim, a série é ambientada no mesmo universo cinematográfico do qual agora faz parte o Homem-Aranha. Quando veio o segundo trailer eu simplesmente "endoidei o cabeção" e passei a aguardar com mais ansiedade pela série do que pelo filme Vingadores: Era de Ultron. Quando houve o lançamento, no dia 10 de abril às quatro horas da manhã, eu disse pra mim mesmo que valeu a pena esperar.

A série em nada se assemelhava a Agents of S.H.I.E.L.D. ou Agent Carter, minissérie em oito episódios protagonizada por Sharon Carter e Jarvis após os eventos de Capitão América: O Primeiro Vingador. E isso foi muito bom, afinal o que não queríamos era algo que desrespeitasse a essência do personagem em uma série leve e cheia de piadas bobinhas. Após assistir os 13 episódios em cerca de 24 horas, afinal eu tive de dormir algumas horas e ir a faculdade, eu fiquei com aquela vontade de ver mais de Hell's Kitchen. Charlie Cox, que recentemente vi no filme A Teoria de Tudo, não me parecia ter perfil de Matt Murdock, mas pra minha sorte o cara manda muito bem e encarna o herói cego com perfeição. Não imagino mais ninguém no papel além dele. O mesmo vale pra Vincent D'Onofrio no papel de Wilson Fisk, o Rei do Crime. Além de se parecer com o personagem a interpretação de D'Onofrio é excelente. Eis um Rei do Crime manipulador e cruel, mas também sensível. O elenco de apoio conta com Elden Henson (Foggy Nelson) e as belas e talentosas Ayelet Zurer (Vanessa Fisk)Rosario Dawson (Claire) e Deborah Ann Woll (Karen Page). 

A relação dos personagens é muito bem trabalhada e é impossível não sentir empatia por eles, mesmo pelos vilões. E se esta é uma história de origem pro herói também o é para o seu antagonista. Nada de didatismo ou linearidade, as histórias de ambos é contada através de flashbacks pontuais que só enriquecem a trama. Algumas referências discretas ao Universo Cinematográfico Marvel surgem em diálogos naturais e em easter-eggs bem inseridos. E a ação? A série entrega algumas das melhores cenas de ação que eu já vi em uma série pra TV, com destaque a tão comentada luta no corredor filmada em um plano sequência que remete a OldBoy como uma homenagem ao cultuado filme. Com alguns ganchos para futuras temporadas e referências a personagens que poderiam ser inseridos futuramente Demolidor nos apresentou uma das melhores surpresas deste ano. Quem diria que a série seria tão boa? Claro que tínhamos expectativas altas com relação a ela mas todas foram facilmente superadas. Até a abertura da série é top, mostrando o sangue escorrendo e tomando forma. Trilha sonora sempre pontual. A fotografia é um show a parte. A produção cinematográfica que teve essa série é de fazer inveja. A impressão que se tem é que estamos assistindo a um filme de 13 horas de duração. 

Quando passou o ultimo frame eu pensei na hora "que venha Jessica Jones". Mas a verdade é que eu queria mais Demolidor. Supostamente a série não teria uma segunda temporada tão cedo, afinal Jessica Jones ainda está em pré-produção e Luke Cage e Punho de Ferro só ano que vem. Pensei que uma segunda temporada, se houvesse, só viria após o aguardado Os Defensores. Ou seja, não seria tão cedo. O showrunner da série, Steven DeKnight (produtor da série Spartacus), tinha dito que queria poder fazer uma segunda temporada e que tinha ideias para a mesma, mas que no momento não havia nada definido sobre o futuro da série. Mais com um recepção tão boa de público e crítica a Marvel Studios e a Netflix viram que essa parceria pode render mais frutos e ontem confirmou que haverá sim uma segunda temporada. Pense na alegria! "Wilson Fisk foi só o primeiro. ‪#‎Demolidor‬ volta em 2016". E foi com este texto, estas duas frases, publicado na página oficial da série no Facebook que eu fiquei sabendo da renovação de Marvel - Demolidor. Infelizmente DeKnight não retorna para a próxima temporada, sendo o segundo showrunner a deixar a produção que originalmente seria de Drew Goddard. O que posso esperar é que a Marvel e Netflix mantenham a qualidade do que foi mostrado. Mas a boa noticia da renovação deixou muitos fãs alegres, eu incluso entre estes. Isso um dia antes da pré-estreia de Vingadores: Era de Ultron. É muita alegria para meu coraçãozinho. E ainda há a possibilidade de que o herói integre o elenco de Vingadores: Guerra Infinita Parte I e II, em maio de 2018 e maio de 2019 respectivamente. É, parece que teremos muito mais de Matt Murdock e companhia daqui pra frente. Ainda bem, porque eu quero mais Hell's Kitchen! 

P.S. Ainda não vi ninguém falando da breve participação de Jessica Jones em um episódio da série do homem sem medo. Será que eu fui o único que notei? Acharam o Stan Lee e não perceberam a Jessica Jones?


Postagens mais visitadas deste blog

Lista #04: Fomos enganados pelo trailer!

Lista #06: Tesourinhos de Locadora

James Dean: A breve história de uma lenda