Lista #01: Quando a continuação é melhor que o original

Naturalmente quando assistimos a um bom filme ficamos com um gosto de quero mais no final. Ansiamos por ver mais daquele mundo e daquelas pessoas que nos prestigiaram com suas presenças, nos proporcionando tanta diversão. Algumas vezes nosso desejo é atendido e somos presenteados com uma continuação (o que vem ocorrendo cada vez mais frequente na indústria). Para nossa tristeza, por diversas vezes as sequências que nos são entregues não fazem jus ao original e nos deixa com o aquele sentimento revolta. Mas e quando a continuação é melhor que o original? Sim, existem estes casos (para nossa alegria) em que ficamos não apenas satisfeitos, mas muito mais que isso, ficamos extasiados. Hoje inicio aqui no site uma série de listas, onde nesta primeira edição listarei cinco filmes em que a continuação superou o original. Sei que vai ficar muita coisa de fora, afinal a lista é de apenas cinco filmes, e o critério utilizado para escolher essas maravilhas foi bastante simples, a MINHA opinião. Portanto se você, leitor, discordar ou mesmo quiser expor sua opinião escolhendo suas cinco continuações fique a vontade para deixar a SUA opinião nos comentários.

05. X-Men 2 (2003) - No ano 2000 foi lançado X-Men – O Filme, com direção de Bryan Singer e estrelado por Patrick Stewart, (o então desconhecido) Hugh Jackman, Halle Berry e Ian McKellen. O filme foi um sucesso de público e crítica e apresentou de maneira bastante coesa os mutantes na tela grande. Não bastasse isso ainda foi o grande abre-alas para o gênero de super-herói que estava em baixa e apresentava uma versão sombria e realista dos heróis (bem antes do Batman de Christopher Nolan). Já era mais do que aguardada a continuação do filme. A Fox vendo que era rentável liberou a verba e eis que três anos depois o mesmo Bryan Singer nos mostrou aquele que é até hoje o melhor filme da franquia X. Com uma história focada no preconceito, com boas metáforas relacionadas, e a perseguição aos mutantes e repleto de cenas de ação memoráveis (com destaque pras cenas de Noturno na Casa Branca e a invasão militar na Mansão Xavier) o filme consolidou os X-Men como um franquia que promete ser ainda longeva e que, apesar de alguns escorregões, se mantém como uma das melhores do gênero.

04. Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008) - Após o sucesso de X-Men, Homem-Aranha e outras adaptações de HQs a Warner Bros. decidiu investir em um reboot do Homem-Morcego em 2005 com o ótimo Batman Begins. Toda a galhofa presente nos filmes de Joel Shumacher foi deixada de lado em prol de um Batman mais sombrio e realista, até com um toque noir. Claramente baseada em Batman – Ano Um o filme reconta a origem do maior vigilante de Gothan, interpretado por Christian Bale e dirigido pelo (hoje) cultuado Christopher Nolan. O filme ainda tinha no elenco Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman, Cillian Murphy, Ken Watanabe e Liam Neeson. Será que dava pra ficar melhor? Em 2008 tivemos esta pergunta respondida com O Cavaleiro das Trevas, o melhor filme já feito do Batman! Não só com uma boa história, o filme trouxe várias performances excepcionais (sendo mais lembrado o oscarizado Coringa de Heath Ledger), a trilha memorável de Hans Zimmer e (claro) muitas cenas de ação mirabolantes. Além de ter um ótimo roteiro. Quem é que consegue depois de assistir a este filme não ficar pensando no Coringa? A sua insanidade faz com que o personagem, que só quer ver o circo pegar fogo, seja sempre imprevisível. Com certeza um filme pra ver e rever diversas vezes.

03. Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro (2010) - Tropa de Elite foi uma grata surpresa em 2007. O filme policial sobre dois amigos que querem entrar no BOPE e um capitão linha dura que buscava um substituto nos mostrou um drama com muita violência e ousadia. Estrelado por Wagner Moura, o polêmico filme de José Padilha vazou na internet meses antes da estreia no cinema e foi um dos mais pirateados daquele ano no Brasil. Quando o filme acabou eu fiquei querendo mais. Fiquei com aquele ar de que a história não havia terminado ali e que ainda tinha coisa pra ser contada. Três anos depois foi lançado nos cinemas este que considero O MELHOR FILME DO CINEMA NACIONAL. Tropa 2 não apenas continuou a história apresentada no primeiro filme mas a expandiu para outros níveis pra gente ver que o buraco era bem mais embaixo. Com um roteiro mais maduro e o elenco encabeçado por Wagner Moura numa das melhores atuações de sua carreira, além de Milhem Cortaz e André Ramiro e que ganhou mais força com a inclusão do sempre competente Irandhir Santos e a participação de Seu Jorge. O resultado foi que o filme bateu todos os recordes e se tornou a maior bilheteria do nosso cinema. Ao final da projeção saí do cinema satisfeito, a história contada no primeiro filme ganhou o desfecho merecido neste segundo.

02. Star Wars - Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) - Lembro que quando vi Star Wars pela primeira vez foi justamente com o episódio IV. Eu, criança na época, adorei o filme! A saga de Luke Skywalker e a Aliança Rebelde enfrentando o temido Império e o tenebroso Darth Vader. De sobra ainda tinha vários personagens carismáticos como Han Solo, R2-D2, entre outros. Várias cenas de batalha espacial, cheias de ação e efeitos que até hoje vivem em meu imaginário. Quem depois de ver Star Wars nunca se imaginou usando um sabre de luz que atire a primeira pedra. Na época eu pensei “MEU FILME FAVORITO”. Hoje, não é mais o meu favorito, mas tenho muito carinho por ele. Depois de ver diversas reprises do episódio IV eu finalmente vi episódio V. E que contra-ataque aquele. A continuação dirigida por Irvin Kershner elevou a saga a enésima potência. Infelizmente a revelação de Darth Vader a Luke sobre quem ele realmente era foi algo que foi negado, pois eu já sabia, visto a quantidade de vezes que a cena foi referenciada na cultura pop em geral. O filme é extremamente divertido e mescla com perfeição a aventura, o drama, a ação, a comédia (através de piadas pontuais e que não soam forçadas jamais) e o seu desfecho que consolidou Darth Vader como o maior vilão da história do cinema.

01. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991) - Em primeiríssimo lugar absoluto o filme de ação/ficção-científica que considero a obra-prima de James Cameron. Se o primeiro filme foi bom, este é perfeito. Revi o filme outro dia e garanto que o mesmo continua atemporal e que seus efeitos especiais envelheceram muito bem e estão até melhores que muita coisa recente. Melhor até que as outras continuações. O filme é de 1991, sete anos após o original, e mostra Arnold Shwarzenegger novamente como o ciborgue T-800, mas desta vez para proteger Sarah (Linda Hammilton) e John Connor (Edward Furlong) do implacável T-1000 (Robert Patrick), um ciborgue mais avançado enviado pela Skynet para matar no passado o líder da resistência. Repleto de ação do começo ao fim e com uma história que, apesar de simples, convence e prende o espectador. Sem falar da icônica You could be mine do Guns’n’Roses e o “Hasta la vista, babe” que tornam este filme inconfundível. A produção faturou quatro (merecidos) Oscars, Efeitos Especiais, Mixagem de Som, Edição de Som e Maquiagem. Infelizmente a história que foi bem fechada por Cameron neste filme foi, em favor de mais continuações caça-níquéis, transformada em uma quadrilogia que em breve será rebotada.

Sei que muitos até podem discordar dizendo que O Poderoso Chefão – Parte II é quem deveria ocupar a primeira posição, mas a estes digo que lembrem que esta lista leva em consideração a MINHA opinião e para mim o primeiro filme da trilogia O Poderoso Chefão é melhor que a continuação. E o mesmo vale para O Senhor dos Anéis e Kill Bill. Apesar disso tive de deixar de fora outras continuações como Mad Max 2: A Caçada Continua, Aliens - O Resgate, Homem-Aranha 2 e Capitão América: O Soldado Invernal e por isso deixo esta menção honrosa a estes. Faltou algum outro filme na lista? Deixe a sua opinião nos comentários.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista #04: Fomos enganados pelo trailer!

Lista #06: Tesourinhos de Locadora

James Dean: A breve história de uma lenda