Cinema da Fundação volta a ativa exibindo filmes em película
Pode perguntar a qualquer cinéfilo recifense em que cinema ele prefere assistir filmes. Há aqueles que vão dizer os multiplex UCI e Cinemark. Uma boa parcela vai sair na defesa do lindo Cinema São Luiz, que considero o mais bonito da cidade. Mas é notório que a maioria dos cinéfilos dirão sem pensar duas vezes o Cinema da Fundação. Localizado no primeiro andar da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, no Derby, o cinema é conhecido por exibir filmes que normalmente não se encontram em outras salas pela cidade. Quem quer conferir o circuito cultural local, nacional e internacional tem no Cinema da Fundação o seu lugar ideal. Além de que o local ainda é conhecido por mostras, debates e cursos realizados. Por estes motivos ele tem em Recife um status de cult. Infelizmente para nós, o público cinéfilo, a direção anunciou no último dia 03 de agosto em uma postagem no blog oficial do cinema que por tempo indeterminado as suas portas estariam fechadas. O motivo foi a realização da manutenção de seu projetor digital de marca Barco, modelo 2K 23B, que vinha apresentando um mal funcionamento alguns dias antes.
No anuncio foi dito que:
"Foi constatado por diagnóstico feito remotamente que uma das duas fontes de energia que alimenta a lâmpada de projeção está queimada, havendo ainda duas outras peças também danificadas. Mesmo com estas peças defeituosas, o projetor funciona em situação emergencial, mas de forma instável. O que causou, nas últimas semanas, o cancelamento de algumas específicas sessões em três dias diferentes, pelas quais pedimos desculpas aos frequentadores.
Em respeito a estes frequentadores e também por orientação técnica especializada [após consulta em São Paulo com o técnico representante da marca Barco] para evitar um novo e irreversível dano ao projetor digital Barco, a Coordenação de Cinema junto a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA) da Fundaj decidiram apenas retomar as atividades-padrão da sala após a reposição das peças danificadas e com o pleno funcionamento do projetor."
E foi assim que ficamos sem poder usufruir do Melhor Cinema do Recife, conforme eleito pela revista Veja (numa das raras poucas vezes em que concordei com esta).
| Eu com os diretores Halder Gomes (Cine Holliúdy) e Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor) no Cinema da Fundação. |
Diz o ditado que alegria de pobre dura pouco, mas acredito que a tristeza também dure tão pouco quanto porque foi anunciado que a partir de amanhã, dia 13 de agosto, o Cinema da Fundação volta a abrir suas portas, após pesquisa no mercado distribuidor por cópias 35mm, e seguirá exibindo filmes em película. Os longas a serem exibidos são Permanência, de Leonardo Lacca,e Destinos Sentimentais, de Olivier Assayas. O projetor analógico tem 17 anos de uso e só quebrou três vezes desde então e sempre sem a necessidade de interromper a exibição enquanto que o projetor digital danificado, que segue em manutenção, é usado desde 2013. Esta é a primeira vez, desde o ano de 1998, que o Cinema da Fundação fecha as portas por tempo indeterminado. O que resta agora é aguardar o conserto do projetor digital para assistir Adeus à Linguagem, o novo filme do Godard. Enquanto isso não acontece vamos assistindo filmes no formato mais clássico possível.
Segue a programação.
Permanência: Quinta-feira, às 18h40 e às 20h30, sexta-feira, às 18h40 e às 20h30, sábado, às 17h15, domingo, às 15h e às 20h10, terça-feira, às 18h40 e 20h30 e quarta-feira, às 18h40 e 20h30;
Destinos sentimentais: Sábado, às 19h, e domingo às 16h45.
O Cinema da Fundação fica na Rua Henrique Dias, 609, Derby, CEP: 52010-100, Recife - PE. Fone: (81) 3073-6689.
Ah! E antes que me esqueça, não deixem de tomar o café do Castigliani que é tão bom quanto o cinema.

Comentários
Postar um comentário